KDT22

A fundação do Lamego Bike, deveu-se à acção de três lamecenses, Luís Miguel Correia Friães dos Santos, Paulo Manuel Azevedo Santos e Jorge Manuel Almeida Pereira, entusiastas da prática do ciclismo (btt e estrada) e que, após participação em diversos eventos, resolveram formar uma equipa de ciclismo, com sede na cidade de Lamego.
Camar11.jpg

Após alguns contactos, decidiram convidar o ex-ciclista Gaspar Gonçalves (Coelima) para participação numa reunião, efectuada  no Café Solar do Espírito Santo, no mês de fevereiro de 2003. Desde logo ficou decidido que o clube se chamaria Lamego Bike e filiar-se-ia na FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta), da qual foi Delegação no Concelho de Lamego até ao ano de 2010. Também se estabeleceram os cargos directivos e os passos a seguir. Mais tarde, no mesmo local, a 14 de março de 2003, reuniram-se os fundadores com novos convidados  associados, tendo sido seleccionados o símbolo e a cor dos equipamentos do Lamego Bike. Na 1ª Travessia do Alvão-Marão, realizada em 30/03/03, Paulo Santos, Miguel Friães e Jorge Pereira, concretizaram a 1ª presença oficial do Lamego Bike. Em 31/08/03, durante a participação na 1ª Clássica Vila Real-Srª da Graça, foram iniciados contactos com a Associação de Cicloturismo do Norte, à qual posteriormente, o Lamego Bike veio solicitar a respectiva adesão.
No dia 11 de julho de 2003, na Av. Dr. Alfredo de Sousa em Lamego, com a distinta presença do Dr. Joaquim Sarmento, Vereador do Pelouro da Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Lamego, realizou-se a apresentação  pública do Lamego Bike.

Camar16

Nos anos de 2004, 2005 e 2006, o Lamego Bike foi-se impondo paulatinamente no meio velocipédico regional e nacional, através da participação em diversos eventos e da organização das espectaculares Clássicas Porto- Lamego e Lamego-Serra das Meadas.
Em 2004, por acção directa do nosso associado Andreas Binkert, foi constituída uma secção na Suíça, que se tem mostrado muito activa com diversas incursões a verdadeiros santuários do ciclismo internacional, como são os casos do Alpe D`Huez, Mont Ventoux e Passo Stelvio.
No dia 30 de março de 2006, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lamego, procedeu-se à apresentação oficial da equipa do Lamego Bike, com as honrosas presenças do Engº Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, da Drª Teresa Santos, Vereadora do Pelouro da Cultura, Educação e Desporto, entidades oficiais, clubes, patrocinadores, convidados, imprensa local e regional, familiares e amigos.

Camar14

Camar10

Em fevereiro de 2010, por iniciativa de Lucídio Rodrigues da Ponte, lamecense radicado em França, foi constituída uma secção francesa, da qual muito nos orgulhamos e esperamos, a exemplo do sucedido com a secção suíça.
Por questões de ordem estratétiga, nesse mesmo ano, foi pedido o certificado de admissibilidade,  para efeitos de constituição duma associação de direito privado e cuja denominação passou a ser ALB Associação Desportiva de Ciclismo Lamego Bike.
No dia 12 de março de 2010, em Assembleia Geral, foram aprovados por unanimidade os Estatutos e o Regulamento Interno e eleitos os Corpos Gerentes da ALB Associação Desportiva de Ciclismo Lamego Bike. Posteriormente, a 19/03/2010, no Cartório Notarial de Tarouca, procedeu-se à Escritura Publica com a presença da Drª Maria João Lourenço (Notária), Luís Miguel Correia Friães dos Santos (Presidente), Paulo Manuel Azevedo Santos (Tesoureiro) e António Adelino Gouveia Rodrigues (Presidente do Conselho Fiscal).
A 24 de março de 2012, procedeu-se à apresentação dos novos equipamentos, numa cerimónia realizada no Complexo de Piscinas de Lamego e que contou com a presença da Drª Margarida Duarte, na qualidade de Vereadora do Pelouro da Juventude e Desporto do Município de Lamego e do Dr. Melchior Moreira, digníssimo Presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte, principal patrocinador dos equipamentos apresentados.

ekipa1 (1)

Pre50.jpg

Por iniciativa do Sr. Delmino Pereira, visando optimizar o ciclismo em Trás-os-Montes e Alto Douro, através da criação dum Troféu Regional, a ALB Lamego Bike, foi convidada e fez-se representar numa reunião de trabalho, realizada em Vila Real, juntamente com representantes da Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação Regional de Ciclismo de Vila Real, Bila Bikers e Centro Desportivo e Cultural da Campeã.
Nessa ocasião, ficaram definidos os moldes em que se realizaria o Troféu Regional, denominado “3 Serras”, tendo sido posteriormente aprovados os respetivos regulamento, calendário e cartaz.
Assim, a partir de 10 de abril de 2012, com o devido conhecimento e anuência da Associação de Cicloturismo do Norte, a ALB Lamego Bike, procedeu à sua vinculação à Associação Regional de Ciclismo de Vila Real, com a qual viria a estabelecer parcerias ao nível da supervisão do “1º Btt Nos Trilhos das Operações Especiais” e da “IX Clássica Internacional Lamego-Serra das Meadas”.
Em 2013 e 2014, a convite de Cândido Barbosa (Roi ACM Concept) e como forma de reconhecimento da capacidade organizativa da ALB Lamego Bike, a X e XI Clássica Internacional Lamego-Serra das Meadas e a Subida da Olaria,  passaram a integrar o Troféu Liberty Seguros/Serras Míticas de Portugal.

K59

No dia 4 de Abril, por iniciativa do Sr. António Rodrigues, Digníssimo Presidente da Associação de Freguesias de Cepões, Melcões e Meijinhos e após assinatura do respetivo protocolo, procedeu-se à inauguração da sede social da ALB Lamego Bike. A partir dessa data, a ALB Lamego Bike, passou a dispôr de duas magníficas salas, previamente preparadas e equipadas, para instalação dos seus serviços e reunião dos seus associados, localizadas no edifício da Associação de Freguesia em Cepões.

K60

Em Assembleia Geral, realizada no dia 15 de maio, após apresentação, discussão e aprovação, foi selecionado o novo logotipo da ALB Lamego Bike, que a partir dessa data passará a figurar nos equipamentos e em todas as representações oficiais da Associação.

AlbRot

Anúncios